Olá!
Na realidade cheguei na Sérvia dia 05/12, mas como essa primeira semana foi muito agitada, não tive tempo pra fazer o blog. Mas, agora vou postando aos poucos como foram os meus primeiros dias aqui em Belgrado.
Bom, toda viagem internacional temos que pagar algum mico, ou algo inesperado ocorre logo de cara, e comigo não foi diferente. A Sérvia é um dos poucos países na Europa que precisa de visto pra entrar, mas já que tenho nacionalidade portuguesa não precisei tirar um (uhull!). Mas, como todo bom brasileiro, fui vestindo uma camiseta do Brasil, tomei cuidado em escondê-la usando um moletom por cima, especialmente quando passava pela imigração, apenas para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária.
Passei pela imigração, peguei as minhas malas, e quando já estava perto da saída resolvi tirar o meu moletom para que me reconhecessem facilmente. Quando, eis que um policial que estava sentado e jogando conversa fora resolve se levantar e vem direto na minha direção (visivelmente por causa da amarelinha), ele falou um monte de coisa em sérvio, obviamente não entendi nada e já soltei o clássico "Do you speak english?", então ele perguntou coisas do tipo "O que tem na mala?", "Quanto tempo vai ficar?", "O que vai fazer aqui?" blablabla, respondi todas perguntas educadamente, embora quisesse ser irônico em algumas, então ele pediu pra eu passar a minha mala no raio x e mostrar o passaporte, logo quando mostrei o meu passaporte ele abriu um sorriso no rosto e deixou eu passar sem demais de longas. Primeira lição, se você está viajando pra algum lugar que precisa de visto, não vá com camiseta do Brasil, só pra evitar dor de cabeça =p
obs: gostaria de ressaltar que em nenhum momento o guarda foi desrespeitoso comigo.
Passado o ocorrido, logo na saída encontrei as duas pessoas que iriam me pegar (Stefan e um amigo dele, o qual não lembro o nome rsrs), os dois foram muito simpáticos comigo e solícitos. Compraram uma comida típica da Sérvia chamada "pita" e me ofereceram, obviamente aceitei, comi sem fazer muita cerimônia e era muito bom!
Bom, enquanto comia a minha "pita" fui conversando com eles e perguntei como iríamos para minha trainee house, quando Stefan falou que iríamos de ônibus, porque táxi seria muito caro. Na realidade, o táxi custava algo em torno de 10 euros o que seria uns 1000 dinares. Para nos brasileiros, não seria um absurdo pagar 10 euros para um táxi de aeroporto te deixar do outro lado da cidade, mas aqui na Sérvia é, ainda mais que a passagem de ônibus custa 60 dinares (o que seria R$1,40), alias, não existem cobradores nos ônibus, esporadicamente passa um fiscal cobrando algumas pessoas e caso você não tenha passagem, ele vai fazer você comprar uma na hora, ou te fazer descer do ônibus e pelo que eu percebi, em último dos casos aplica multa, sendo isso uma raridade .... ou seja, é bem normal as pessoas não se preocuparem em pagar o ônibus.
Do aeroporto até a minha casa, já deu pra perceber um pouco como é Belgrado, tem trânsito como qualquer cidade grande, pessoas correndo pra cima e pra baixo, um pouco de pichação (nada comparado com as ruas de São Paulo) e claro, alguns prédios destruídos ..... Como!? Sim, por causa dos bombardeios da OTAN em 1999, ainda existem prédios destruídos no centro de Belgrado (dois se não me falha a memória), é algo realmente impactante, principalmente para a nossa realidade brazuca. No entanto, é uma cidade muito bonita e os servios de uma maneira geral são pessoas bem simpáticas .... o que posso dizer por hoje é "so far so good!"
No mais, é isso
abs
Muito legal, gostaria que no Brasil tb fosse barata a passagem assim que pudemos optar em pagar ou não...hehehehe...beijos, aguardo novidades!!
ResponderExcluir